Marina Silva fala de criacionismo no programa Roda Viva

terça-feira, 15 de junho de 2010

Portal R7, 14.06.2010, às 23h42min

A senadora e candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, se declarou a favor de direitos a homossexuais “que constituíram a vida juntos” durante entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (14). A candidata verde, que havia causado polêmica há algumas semanas ao afirmar ser contra o casamento homossexual, afirmou que havia sido mal interpretada.


- Em relação aos homossexuais, acho que os direitos são para todos. As políticas devem alcançar todos, independente do que seja. Acho que há uma injustiça quando as pessoas constituem uma vida juntas e não podem lançar mão desse patrimônio. Não acho que quando tenha a vida junta, tenha que abrir mão de um plano de saúde. [...] Ao casamento, sou contrária. Mas em relação aos direitos, não tenho uma atitude contra.

Sobre o aborto, Marina se disse “pessoalmente” contra, mas defendeu um plebiscito para “reformas que ainda não estão previstas em lei”. Ex-católica e atualmente evangélica, a candidata verde respondeu também sobre o papel de Deus no seu governo. Questionada pelo jornalista Sérgio D’Avila se iria “orar antes de assinar medidas provisórias”, ela disse não ver problema em ter um “presidente que faça suas orações”.

- Não me coloco como uma pessoa religiosa. O grande problema de Jesus foi com eles. Eu sou uma pessoa de fé. Hoje na Assembléia de Deus, fui católica por muito tempo e tenho respeito por todas as religiões, por quem tem crença, por quem não tem crença. O Estado laico favorece quem tem fé, quem não tem fé. Não vejo problema em ter um presidente que faça suas orações. Não sei se eles [presidentes anteriores] tinham coragem de dizer que faziam suas orações.

Ainda nos temas religiosos, Marina foi enfática ao rebater a afirmação de que é favorável ao ensino exclusivo do “criacionismo” nas escolas.

- Não sei como essa historia [de criacionismo] apareceu. Fui dar uma palestra numa universidade adventista, era um simpósio da universidade e essa questão faz parte da visão deles. Na saída, me questionaram. [Respondi que] desde que ensinem o evolucionismo, não tem problema, para que os jovens possam formar opinião. Eu não defendo o ensino do criacionismo. Eu creio em Deus, acredito que Deus criou todas as coisas, sem precisar de uma teoria cientifica para isso. Isso foi colocado na minha boca e estou tendo a oportunidade de esclarecer. Transformaram minha defesa do evolucionismo na defesa do criacionismo.

Nota: Marina Silva disse, mais uma vez, que não defende o ensino do criacionista, embora se considere uma pessoa de fé e que admita crer em Deus e professar sua fé em uma igreja evangélica. Seu discurso, como não poderia deixar de ser, transita por assuntos polêmicos levando em conta a opinião pública, portanto procura não ferir muito as sensibilidades dos mais diferentes grupos que podem afetar sua imagem pública. É interessante, no entanto, notar que há uma grande dificuldade de os valores e princípios de uma pessoa serem apresentados quando se fala em eleições. A questão político-partidária é muito forte e são poucos os que possuem força para encarar esta situação com firmeza. Vamos ver como se portarão os outros candidatos a presidente em questões relacionadas à religião.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Realidade em Foco © 2011 | Template de RumahDijual, adaptado por Elkeane Aragão.