Médicos americanos usam cadáver para satirizar o McDonald's

quinta-feira, 16 de setembro de 2010


Jornal O Globo, 15.09.2010, às 14h33min.

Um anúncio polêmico feito por um grupo independente de médicos americanos está deixando os executivos do McDonald's de cabelo em pé. A campanha, que será veiculada nos canais de TV aberta dos Estados Unidos, mostra um cadáver segurando um pedaço de um Big Mac, enquanto o narrador faz um trocadilho com o famoso slogan da marca: 'amo muito tudo isso'. Por último, aparece a frase 'Tonight, make it vegetarian' ( Algo como 'Hoje à noite, coma uma refeição vegetariana', em inglês).

O comercial, patrocinado pelo Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), irritou tanto o McDonald's como a maioria das empresas de fast-food que vendem alimentos similares. A médica Susan Levin, diretora da PCRM, afirmou que não vai pedir desculpas pelo anúncio.

O McDonald's é uma das maiores cadeias de fast-food do mundo. Seu símbolo é reconhecido em qualquer lugar do mundo. Estamos querendo passar uma mensagem ao usar a marca na propaganda.

A Associação Nacional dos Restaurantes dos EUA criticou a propaganda, classificando o ato como irresponsável e afirmando que o conteúdo mostrava uma visão limitada da nutrição. Um porta-voz do McDonald's afirmou que "o comercial é um ultraje, com informações erradas e injustas para os consumidores. O McDonald's acredita que nossos consumidores vão colocar a propaganda em perspectiva e tomar as decisões alimentares e de estilo de vida que são certas para eles".

O objetivo dos médicos é começar a veicular a campanha em Washington DC, cidade americana onde a primeira-dama Michelle Obama instaurou um programa de atividade física nas escolas. Nos EUA, um terço das crianças americanas em idade escolar está acima do peso. 

Veja o vídeo

Nota: Não concordo com a maneira antiética com que lidaram com a questão, inclusive denegrindo a marca da empresa. Mas o questionamento sobre o tipo de alimentação que temos atualmente é muito próprio. Serve para que os consumidores, ou seja, todos nós, entendamos o que estamos ingerindo e que tipo de vida estamos levando. Não se trata apenas de uma reflexão sobre fast food, mas a respeito de uma realidade em que se come, se faz, se bebe e se usa tudo o que se quer de maneira rápida e irresponsável. Pouca ou nenhuma reflexão é feita praticamente e isso já inicia mesmo entre as crianças. Especialmente pensamentos voltados a Deus antes de qualquer ação, como Paulo bem coloca, em I Coríntios 10:31, onde assinala que "portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus".

3 comentários:

  1. Tony Pasquel disse...:

    Ótimo artigo. Grande Abraço e Fica com Deus.

  1. Daniela disse...:

    Olá Felipe,

    Não é a primeira vez e nem será a última que a dieta proporcionada pelo McDonalds será contestada, como não proporcionando saúde de quem dela se alimenta.

    Teve um documentário interessante chamado Super Size Me: A Dieta do Palhaço, onde o produtor por 30 dias, sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald’s. e seu organismo quase entra em colapso.

    http://setimodia.wordpress.com/2010/08/05/super-size-me-a-dieta-do-palhaco-30-dias-de-fast-food-assista-o-documentario/

    abraços !

  1. Lucas Diemer disse...:

    A McDonald's tem sido altamente criticada ao longo dos anos por diversos segmentos, não somente no religioso, mas em muitas facções convervadoras e tradicionais. Os pontos criticados são os mais diversos. As polêmicos ocupam algumas notas de jornal, artigos de revistas respeitadas e "pseudo-científicas", por assim dizer. "Super Size me" e outras formas de críticas mais oficiais surgem e elas sempre nos impactam e causam mais polêmica. No entanto, as polêmicas beneficiam os conceitos criticados, pois colocam em evidência deficiências e maus costumes que causam o efeito da curiosidade nas pessoas, gerando nelas vontade de saber mais sobre aquilo que é tão condenado. Eu acredito que o ponto principal nesse assunto de fast-food não é a alimentação em si, mas os conceitos por trás. Não é a a gordura saturada ou a desvalorização da alimentação natural, mas são as prioridades que o ser humano está dando em sua vida nos últimos tempos. Antigamente era mais barato e mais fácil para as pessoas buscar coisas rápidas e semi-prontas. Hoje em dia, a alimentação natural está sendo difundida com uma certa intensidade. Está na índole das pessoas procurar "outros" meios de atingir seus objetivos que está tornando a sociedade muito caótica. Esse é o maior problema, essa era a preocupação de Paulo, muito além de escolher entre um alface ou um cheeseburger.

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