Revista IstoÉ, Semana de 14.05.2007.
Um livro com apenas 100 páginas, capa que imita textura de couro, folhas com as bordas douradas e marcador em tecido suave irá provocar polêmica no Brasil depois de o papa deixar o País. Trata-se de The Gospel according to Judas (O Evangelho Segundo Judas). A obra já circula pela Europa e mostra uma outra versão para a traição de Judas. O apóstolo não teria entregue Jesus em troca de dinheiro, mas sim por razões políticas e ideológicas. De acordo com os autores, Judas entrou em rota de colisão com Jesus. Não questionava sua liderança, mas estava decepcionado porque, mesmo atraindo multidões, o líder se recusara a expulsar os romanos do poder. Apesar de não ser uma obra oficialmente reconhecida pela Igreja, o Vaticano ainda não se manifestou contra ela, muito embora em Roma haja quem assegure que seu conteúdo já é conhecido pelo papa Bento XVI, que teria lido uma versão alemã do livro. A favor do texto é de se considerar o prestígio que um de seus autores, o acadêmico Frank J. Moloney, tem junto ao Vaticano. Na cúpula católica, Moloney é considerado um dos grandes especialistas em estudo bíblico e praticamente toda a obra se baseia em evangelhos canônicos por ele analisados, todos aceitos pelo Vaticano. O outro autor do “quinto evangelho”, como vem sendo tratado o livro, é o escritor de best sellers Jeffrey Archer, um dos mais lidos na Inglaterra.
“Esse novo evangelho é interessante e plausível”, admite o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, amigo de Archer, que teria sido um dos responsáveis por levar o novo texto para dentro do Vaticano. Mas, nem tudo no Evangelho Segundo Judas requer interpretação científica. Para dar fluidez à leitura, os autores optaram por usar um narrador fictício e criaram um certo Benjamin Iscariotes, que seria o filho primogênito de Judas. Na releitura da história feita agora pela ótica de Judas, Jesus não é tratado como o Messias, mas como um profeta a serviço da libertação.
A obra certamente provocará polêmica em todo o mundo, principalmente no Brasil, o maior país católico do planeta, onde as crianças costumam malhar bonecos do Judas. Mas não é a primeira vez que se faz uma outra leitura sobre o papel de Judas. No ano passado, a National Geographic Society apresentou um papiro encontrado na década de 1970 em uma caverna no Egito. O documento também ficou conhecido como o “evangelho segundo Judas” e questiona a versão oficial de que o apóstolo teria traído Jesus em troca de 30 moedas de prata. Na história do papiro, Judas e Jesus teriam acertado previamente a traição, pois era necessário que o Messias fosse crucificado para depois ressuscitar. Assim, Judas não seria, como estabelece a versão oficial, um traidor, e sim um dos mais fiéis dos apóstolos, que teria concordado em marcar definitivamente sua biografia de forma negativa.
Além dos motivos para a traição de Judas, o livro de Archer e Moloney também polemizará por negar dois milagres atribuídos a Jesus: o de transformar a água em vinho e o de caminhar sobre a água. Segundo declarações de Moloney à imprensa, essa versão permite aos cristãos praticantes que reconsiderem alguns mitos que parecem pouco precisos. Apesar de tudo isso, os autores não tratam o livro como um revisionismo.
Na minha opinião, o objetivo de livretos como esse é o de chamar a atenção para seus autores e torná-los populares através da polêmica religiosa. Aliás, isso não é novidade alguma. É evidente que, muitas vezes, algumas idéias coerentes são misturadas com outras absuradas ou improváveis e o resultado é uma lista de temas controvertidos que aguçam a leitura de pessoas ávidas por curiosidade. Pena que pouca atenção é dada para os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João que apresentam narrativas ricas que, se estudadas em profundidade, poderiam revelar bastante também. Tem muita gente que está afoita para ler esse tipo de literatura, mas nunca parou um minuto para ler detalhadamente alguns dos relatos bíblicos da vida de Cristo.
LIVRETO DIZ QUE JUDAS TRAIU JESUS POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS
Felipe Lemos
domingo, 13 de maio de 2007
2 comentários:
-
...olá, dias atrás me deparei com uma cena um tanto agressiva. Mesmo sendo um boneco de pano, será que estas atitudes não incitam a violência? Contradiz com a palavra do Senhor?
Penso que as Igrejas Cristãs que de certa forma influenciam na formação de cidadãos poderiam, alias (deveriam) barrar este tipo de atitude.
A cena eu me referi é da malhação de Judas.
Obrigado e desconsidere se houver algum trabalho deste tipo que eu não saiba.
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Belo post, Felipe.
Acho isto errado, pois contradiz a palavra de Deus. Creio que a Bíblia, tendo sido inspirada por Aquele que não falha nem erra, não apresentaria algo falso.