JAPONESES JÁ PODEM FAZER PSICOTERPIA PELO CELULAR

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Terra, 20.11.2008.


Um professor japonês lançou o que ele diz ser o primeiro serviço de psicoterapia por telefone celular no mundo. A iniciativa reflete uma preocupação com o crescente índice de casos de depressão registrados no país.
O serviço interativo oferece sessões de terapia cognitiva que identificam o nível de depressão de uma pessoa por meio de perguntas sobre seus hábitos alimentares e de sono, mudanças de peso e bem-estar emocional, afirma a AFP.
"Acho que isso pode ser útil para pessoas que estão passando por dificuldades ou que se sentem tristes, como uma forma de prevenção diária à depressão," disse à AFP o professor Yutaka Ohno, da Universidade de Keio.
"Para aqueles que já fazem algum tratamento, o serviço pode funcionar como um complemento¿, acrescentou o professor, pioneiro da terapia cognitiva - desenvolvida pelo psiquiatra norte-americano Aaron Beck nos anos 60 - no Japão.
O serviço explica os sintomas da doença, mas alerta que não é um substituto do tratamento convencional, recomendando que o usuário procure um médico caso apresente sinais de uma depressão mais severa.
Também estão incluídas dicas de relaxamento, solução de problemas e aumento da auto-confiança.
A psicoterapia ainda é algo relativamente novo para os japoneses, que costuma chamar a depressão eufemisticamente de "gripe do coração".
Segundo a AFP, cerca de 900 mil pessoas no país fazem tratamento para depressão, mas estima-se que o número de pessoas sofrendo deste transtorno seja bem maior. O Japão também tem um dos índices de suicídio mais altos do mundo - somente em 2007 foram registrados mais de 30 mil.

A depressão é um mal mundial que obviamente tem, em muitos casos, origem fisiológica e está ligado à questão psíquica, portanto precisa ser tratado como tal. Mas a vida vazia, o chamado vazio existencial, é um problema de conotação espiritual que pede uma saída nesse sentido. A rotina urbana das famílias é certamente mais forte do que em outros tempos, o que pode explicar uma verdadeira "epidemia" de problemas associados à depressão no planeta. A religiosidade, como descrita na Bíblia, é um remédio eficaz. Cristo é a saída.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Realidade em Foco © 2011 | Template de RumahDijual, adaptado por Elkeane Aragão.