Agência Pavanews, com informações de The Guardian, Gawker e Interview
James Frey é um escritor controverso. Ele já foi chamado de mentiroso, de uma fraude e de vigarista. Outros o consideram um salvador, um revolucionário e um gênio. Desde sua estréia no mundo da literatura mundial com Um Milhão de Pedacinhos (Objetiva, 2003). A obra biográfica relatava a vida de um Frey que foi alcoólatra por dez anos e viciado em crack durante três. Ele afirmava ter duas opções: aceitar a morte antes dos 24 anos ou encarar o inferno que sua vida se tornara e mudar radicalmente. A obra que foi escrita depois de seus três meses numa clínica de reabilitação fez sucesso, vendeu bem e agradou a crítica. Era uma marco de como uma vida podia se reconstruída. A apresentadora Oprah Winfrey recomendou entusiasticamente a biografia no clube do livro que mantinha em seu programa e que ajudou a alavancar dezenas de títulos.
Cerca de dois anos depois, a verdade apareceu. O livro não era biográfico, Frey o considerava uma obra de ficção, mas deixou ser vendido como real. A apresentadora o repreendeu publicamente, leitores chegaram a processá-lo. A editora precisou recolher as cópias restantes nas livrarias e anexar uma explicação do próprio Frey sobre o conteúdo da falsa biografia.
Acabou perdendo seu contrato com a editoras por causa de suas controvérsias. Acabou ficando com fama de maldito. Lançou outros livros. Já foi publicado em 38 idiomas e tornou-se conhecido por leitores de todo o mundo. O que passou a marcar a vida e a obra de Frey é que o jogo com a verdade, a tênue linha que separa a realidade da ficção. Aventurou-se a escrever roteiros para uma série de televisão sobre a indústria pornô. A rede HBO ainda não decidiu se o projeto será lançado.
Desde 2008 ele vem trabalhando em seu novo livro, chamado “Illumination” [Iluminação]. Mas que chegará às livrarias na Páscoa de 2001 com outro título “The Final Testament of the Holy Bible” [O Testamento Final da Bíblia Sagrada]. Como não poderia deixar de ser, Frey já está sendo alvo de críticas e polêmicas antes do
O título sugestivo relata uma vida fictícia de Jesus na Nova York de hoje. Mas o personagem central está longe do Jesus descrito na Bíblia. Neste “Testamento Final”, Cristo realiza casamentos de casais gays, engravida uma adolescente e depois a obriga a abortar, trata o Antigo e o Novo Testamento como bobagens que não merecem credibilidade. Mantém relações sexuais com homens e mulheres, cura os doentes mas pratica a eutanásia, desafia o governo e condena o que os outros chamam de santo.
A história é escrita pela perspectiva de 13 pessoas, familiares, amigos e seguidores de Jesus – incluindo um velho rabino, um jovem sem-teto e um médico. “É uma tentativa séria de escrever uma história válida sobre um Messias. É um hipotético terceiro livro da Bíblia. Uma versão de como poderia ser se o Messias aguardado pelos judeus, ou o Jesus Cristo dos cristãos, aparecesse nas ruas da Nova York contemporânea”, diz Frey. “O livro aborda idéias sobre Deus e a religião, o que isso significa, se essas idéias são válidas. Pessoalmente, acredito que se o Messias viesse para a Terra, ele não seria uma pessoa intolerante, que condenaria pessoas ao inferno pelo modo como viveram ou a quem eles amaram”.
Frey consultou diferentes especialistas, religiosos e seculares: rabinos, padres católicos, pastores evangélicos, neurocirurgiões, advogados e psiquiatras. Mas acredita que falar de sexo na vida de Cristo inevitavelmente criará polêmica. Por que ele acha que sexo é tão importante? “O sexo é parte do amor”, responde Frey. “Então, se alguém está pregando o evangelho do amor, o sexo precisa fazer parte disso. E eu não acredito que o sexo seria limitado a uma relação entre homens e mulheres. Jesus faz sexo com as pessoas que ele ama. Por isso, no meu livro, o Messias tem relações sexuais com homens e mulheres. Acho que a maioria dos cristãos fundamentalistas e evangélicos deste país se revoltaria com ele. Acredito que ele iria desmentir boa parte dos absurdos sobrenaturais na Bíblia, o universo sendo criado em uma semana, anjos com asas voando como super-heróis, um Deus barbudo com voz de trovão”.
Ele tem certeza que não será bem entendido: “Eu recebo críticas por tudo o que faço.” Mas insiste em afirmar que esta não foi a sua motivação. “Se você faz para enfurecer as pessoas, escreverá um livro ruim. Mas se fizer isso porque acredita no que está escrevendo, poderá criar algo interessante e significativa. É fácil escrever apenas para irritar as pessoas”.
Nas viagens da tour de lançamento do seu último Frey ele contratou os motoqueiros do Hell’s Angels como seus guarda-costas. Parece que irá precisar de seus serviços novamente no lançamento do novo também, pois certamente ele conseguirá irritar muita gente.O livro já pode ser encomendado na Amazon e será lançado propositalmente em 12/04, perto da semana da Páscoa.
Nota: Não é novidade este tipo de "literatura" especulativa e que pretende ser historicamente aceitável. O oportunismo e a busca por fama e dinheiro com a venda de livros têm contribuído para o aparecimento e crescimento de espertalhões que desejam apresentar visões pouco convencionais acerca de Jesus Cristo. Mas qual é a intenção por trás disso? Confirmar o relato bíblico de Jesus humano e divino ao mesmo tempo ou estabelecer facetas diferentes, não-bíblicas, fundamentadas em opiniões de gente que propaga algo que não tem base, nem histórica, muito menos presente na principal relevação biográfica de Cristo: a Bíblia. Estrategicamente o livro deverá ser lançado perto da semana da Páscoa, com o objetivo claro de polemizar e, obviamente, ajudar a alavancar as vendas. É uma pretensão muito grande deste escritor dizer que poderia ser uma visão aceitável acerca de Cristo. Curioso ler que ele consultou outras pessoas para formar esta imagem de Jesus em NY. Bem, creio que estamos diante, mais uma vez, de um retrato fragmentado de Jesus, portanto não tem nada a ver com a Bíblia e nem com o que a história séria tem mostrado até hoje. Vale mais a pena ver o programa Evidências, apresentado por Rodrigo Silva, na TV Novo Tempo, que ajuda a entender melhor o assunto e, é claro, ler bons livros acerca disso.
Marcadores:
bissexual,
jesus,
livro
Livro retrata Jesus bissexual vivendo em Nova York
Felipe Lemos
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ADRA Brasil
RPSP
Noticias - Adventistas
Nuvem de Tags
11 de setembro
(1)
a grande esperança
(1)
aborto
(1)
adolescente
(2)
adoração
(1)
adultério
(1)
adventista
(8)
adventistas
(5)
áfrica
(1)
álcool
(6)
alcoolismo
(1)
alimentação
(1)
americanos
(1)
amy winehouse
(1)
anjos
(1)
anvisa
(1)
apocalipse
(2)
apóstolos
(1)
argentino
(1)
arqueologia
(4)
assassinato
(1)
ateísmo
(1)
ateus
(2)
atirador
(1)
ator
(1)
autenticidade
(1)
bahia
(1)
baixaria
(1)
banalização
(1)
besta
(1)
bíblia
(28)
bíblica
(3)
biblioteca
(1)
big brother
(2)
bissexual
(1)
black friday
(1)
bolívia
(1)
bonecas
(1)
brasil
(3)
bruxas
(1)
cadáver
(1)
calebe
(1)
calendário maia
(1)
câmara
(1)
câmara federal
(1)
campanha
(1)
candidatos
(1)
caráter
(1)
cardeais
(1)
carnaval
(1)
carne
(1)
carros
(1)
casamento
(1)
católica
(2)
católicos
(1)
celular
(1)
cérebro
(1)
ceticismo
(1)
cidadania
(4)
ciência
(2)
cientologia
(1)
cinismo
(1)
civis
(1)
código penal
(1)
coma
(1)
comentário
(1)
companhia
(1)
comunicação
(1)
conceito
(1)
conexão
(2)
conferência
(1)
conflito
(1)
connecticut
(1)
consciência
(1)
conscientização
(1)
consumismo
(3)
consumo
(2)
copa
(1)
coração
(1)
coreia do norte
(1)
corrupção
(1)
cova
(1)
crença
(2)
crenças
(1)
crepúsculo
(1)
criacionismo
(6)
criacionista
(1)
criança
(3)
crianças
(2)
crise
(2)
crises
(1)
cristão
(2)
cristãos
(11)
cristianismo
(5)
Cristo
(5)
crueldade
(1)
davi
(1)
deformado
(1)
democracia
(1)
descanso semanal
(1)
Deus
(20)
deusa
(1)
devoção
(1)
diabo
(1)
dieta
(1)
dilma
(2)
dinheiro
(1)
direitos
(1)
ditador
(1)
documento
(2)
domingo
(4)
drive-in
(1)
droga
(2)
drogas
(4)
dupla
(1)
economia
(1)
economia. papa
(1)
econômica
(1)
econômicas
(1)
ecumênico
(1)
ecumenismo
(1)
educação
(3)
egípica
(1)
egito
(1)
eleição
(1)
eleições
(1)
energéticos
(1)
enoque
(1)
ensino
(1)
episcopal
(1)
escola
(3)
espírita
(1)
espiritsmo
(1)
espirituais
(1)
estados unidos
(12)
estatísticas
(2)
estudantes
(1)
estudo
(1)
ética
(1)
etiqueta
(1)
eua
(1)
evangelho
(2)
evangélica
(2)
evangélico
(2)
evangélicos
(9)
evangelismo
(1)
evangelista
(1)
evangelização
(1)
eventos finais
(1)
evolucionismo
(5)
exercícios
(1)
expressão
(1)
facebook
(1)
família
(1)
fast food
(2)
fé
(2)
fé racional
(1)
férias
(1)
fiéis
(2)
filhos
(1)
filme
(2)
filmes
(1)
filosofia
(1)
filtro
(1)
fim do mundo
(3)
forbes
(1)
freios
(1)
furto
(1)
game
(1)
garoto
(1)
garrafa
(1)
gay
(1)
geologia
(1)
geração
(1)
glee
(1)
globo
(3)
globo news
(1)
google
(1)
governo
(3)
graça
(1)
gravidez
(1)
grécia
(1)
harvard
(1)
historicidade
(2)
holanda
(1)
homofobia
(1)
homossexual
(2)
homossexualidade
(2)
homossexualismo
(2)
hospital
(1)
hungria
(1)
ibge
(1)
ideologia
(1)
idosos
(1)
igreja
(10)
igreja luterana
(1)
igreja mundial do poder de Deus
(1)
igreja universal
(1)
igrejas
(4)
impressiona
(1)
individuais
(1)
indonésia
(1)
indústria farmacêutica
(1)
industrializados
(1)
infância
(1)
infantil
(1)
infidelidade
(1)
inglaterra
(1)
internet
(1)
iPad
(1)
iron maiden
(1)
jesus
(7)
jovem
(1)
jovens
(8)
leão
(1)
legalização
(1)
legalizada
(1)
lei
(3)
leitura
(2)
lésbicas
(1)
liberdade
(10)
liberdade religiosa
(2)
líder
(1)
líderes
(1)
livro
(3)
loma linda
(1)
londres
(1)
luta
(1)
luteranos
(1)
lutero
(1)
maconha
(4)
manifestações
(1)
manifesto
(1)
manjedoura
(1)
marca
(1)
marcha
(1)
marketing
(1)
massacre
(1)
McDonald´s
(1)
mcdonalds
(2)
medicamentos
(1)
médico
(1)
médicos
(1)
meio ambiente
(1)
mente
(1)
méxico
(1)
microchip
(1)
microdestilaria
(1)
midiatização
(1)
milênio
(1)
ministério da justiça
(1)
mma
(1)
moda
(1)
monogamia
(1)
monster high
(1)
morais
(1)
morte
(3)
mortos
(1)
movimentos
(1)
muçulmanos
(1)
mudança global
(1)
mulher
(1)
namorada
(1)
Natal
(2)
noruega
(1)
novela
(1)
novo tempo
(4)
nutricionista
(1)
obama
(2)
oftalmologista
(1)
olhos
(1)
onu
(1)
oração
(3)
oriente médio
(1)
ortodoxos
(1)
pacífico
(1)
padre
(2)
pagã
(1)
pais
(2)
palau
(1)
papa
(2)
papado
(1)
paralisia
(1)
parlamentar
(1)
pastor
(5)
pedofilia
(1)
pensante
(1)
perdão
(1)
perdas
(1)
pesquisa
(9)
pet
(1)
Piauí
(1)
planejamento
(1)
poligamia
(1)
política
(1)
população
(1)
portugal
(1)
posicionamento
(1)
princípios
(1)
prisão
(1)
privacidade
(1)
produção
(1)
profecia
(2)
profeta
(1)
protestante
(1)
protestantes
(1)
protesto
(1)
públicas
(1)
pureza
(1)
rádio
(2)
ratzinger
(2)
redes sociais
(1)
reencarnação
(1)
reflexão
(1)
reforma
(1)
relacionamento
(1)
religião
(23)
religiosa
(2)
religiosidade
(2)
renúncia
(2)
reportagem
(2)
respeito
(1)
ressurreição
(2)
revista
(1)
rock
(1)
rock in rio
(1)
rodrigo
(3)
roma
(1)
ruth de paiva
(1)
sábado
(6)
sacerdotisas
(1)
salomão
(1)
santa sé
(1)
são paulo
(2)
satanás
(1)
saúde
(7)
seita
(1)
semente
(1)
sensualidade
(1)
seriado
(1)
sexo
(7)
sexualidade
(1)
sikberto
(1)
simples
(2)
simplicidade
(1)
sobrenatural
(1)
sociedade
(1)
sódio
(1)
sofrimento
(1)
superação
(1)
tatuador
(1)
tatuagem
(2)
tecnologia
(1)
telefónica
(1)
televisão
(1)
teologia
(1)
Teresina
(1)
terror
(1)
terrorismo
(2)
testemunho
(1)
togo
(2)
tragédia
(1)
traição
(1)
travesti
(1)
travestis
(1)
tv
(5)
ucrânia
(1)
ufc
(1)
união
(1)
unicef
(1)
valor
(1)
vaticano
(7)
vegetariana
(1)
vida
(3)
vida simples
(1)
vigilância
(2)
violência
(3)
violentada
(1)
virgens
(1)
virgindade
(1)
voluntários
(2)
voto
(1)
web
(1)
zumbis
(1)
Tecnologia do Blogger.
Quem sou eu
Realidade em Foco
Seguidores
Compartilhe!
Arquivo do blog
-
▼
2011
(79)
-
▼
janeiro
(11)
- Revista semanal destaca movimento da Igreja Mundial
- Em aniversário da Bíblia King James é dito que o r...
- Cirurgias podem intensificar experiências religiosas
- ADRA continua ajudando vítimas do Sudeste do Brasil
- Apple censura game para iPhone com Jesus guerrilheiro
- Novela promete inovar com sete personagens homosse...
- Globo avisada para impedir banalização do sexo no ...
- Vida sem valor [Artigo]
- Livro retrata Jesus bissexual vivendo em Nova York
- Sacerdotisas lésbicas se casam nos Estados Unidos
- Hungria não vai alterar lei de imprensa
-
▼
janeiro
(11)

Massa. QUero ler o livro