BÍBLIAS LIDERAM VENDAS DE PUBLICAÇÕES RELIGIOSAS

terça-feira, 10 de abril de 2007


Revista Empreendedor, Abril/2007.


Toda doutrina possui um livro-base, outros para disseminar seus valores, alguns para informar seus fiéis, e toda a sorte de tipos. No Brasil, 20% do número de exemplares vendidos em 2005 tinham como tema principal a religião, conforme pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL). No tocante ao faturamento, o nicho responde por uma fatia de 12% do total do mercado editorial, atingindo R$ 231,3 milhões, valor 2,85% menor do que o de 2004. No entanto, a quantidade de exemplares produzidos e vendidos aumentou 21,85% e 24,05%, respectivamente, no mesmo período. Em relação a esses dois indicadores, o gênero religioso cresceu acima da média de mercado, que registrou uma queda de 4,26% na produção e acréscimo de 18,89% na venda de exemplares.Segundo Whaner Endo, diretor da Associação dos Editores Cristãos (Asec), um dos fatores que faz o mercado editorial religioso crescer continuamente – o pico foi 26%, entre 2003 e 2004 – é o aumento constante do número de evangélicos no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eles representavam 9% da população em 1991, e em 2000 já eram 15,4%, um contingente de 26,2 milhões de pessoas. O aumento da qualidade dos livros produzidos e o incremento da distribuição de Bíblias, além da melhoria do nível educacional dos brasileiros, ajudam a explicar o bom desempenho.O grande responsável pela boa vendagem do setor é a Bíblia. Segundo Erni Walter Seibert, diretor da Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), estima-se que seja distribuída uma média de 8 milhões a 9 milhões de Bíblias por ano no Brasil. Normalmente, 50% a 60% desse volume é produzido pela SBB, que no ano passado atingiu o pico de 5,5 milhões de exemplares distribuídos somente no país. “O número de 2006 surpreendeu até mesmo a instituição, que credita o crescimento a um aumento do uso da Bíblia nos projetos sociais e de evangelização das igrejas”, diz Seibert.A Bíblia é o livro mais vendido e traduzido do mundo. Existem 2,4 mil traduções totais ou parciais, mais de um terço de um total estimado de 6,5 mil línguas faladas. Em 2005, somente as sociedades bíblicas distribuíram 24,3 milhões de exemplares ao redor do planeta. No ano passado, a SBB encaminhou para o exterior 2,7 milhões de exemplares, principalmente para entidades irmãs de países da América Latina, Egito, África do Sul e Nigéria (em inglês e duas línguas locais). “A Gráfica da Bíblia, da SBB, é uma das maiores gráficas especializadas em Bíblias no mundo”, afirma Endo.Cresce também, a cada ano, a exportação de livros evangélicos para Portugal e demais países lusófonos africanos. Segundo Endo, a Asec tem um projeto de envio de livros subsidiados para Angola e Moçambique, com o objetivo de aumentar o acesso ao livro cristão nesses países. Conforme pesquisa da entidade entre seus 65 associados, os temas publicados mais recorrentes são vida cristã, teologia e doutrina, estudos bíblicos, liderança e aconselhamento.Mas o Brasil é ainda um grande importador de autores. Dentro do nicho evangélico, uma dos livros mais vendidos nos últimos anos foi Uma Vida com Propósito, de Rick Warren, publicado pela Editora Vida, com mais de 350 mil exemplares desde seu lançamento em 2003. Também são consideradas best-sellers obras de autores como Max Lucado, Stormie Omartian e Philip Yancey, publicadas no país pelas editoras Mundo Cristão, CPAD e Thomas Nelson. “A quantidade de títulos traduzida ainda é muito grande, embora nos últimos anos a Asec tenha se esforçado para aumentar a presença de autores nacionais nos catálogos das editoras evangélicas brasileiras”, diz Endo. A pesquisa da CBL apontou um aumento de 35,5% no número de títulos traduzidos em 2005, enquanto a quantidade de obras publicadas por autores brasileiros cresceu 27%.

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